Vai viajar de carro? Confira as dicas de segurança do IQA

Instituto da Qualidade Automotiva lista cuidados básicos para uma condução segura nas rodovias
Instituto da Qualidade Automotiva lista cuidados básicos para uma condução segura nas rodovias

É tempo de férias escolares, quando muitas famílias pegam estrada, seja para o litoral ou o interior. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva alerta os motoristas para medidas simples de segurança que podem evitar algumas dores de cabeça, causadas na maioria das vezes pela imprudência.

Antes de tudo, é fundamental levar o veículo para uma revisão preventiva, o que envolve a checagem de freios, suspensão, alinhamento, pneus, estepe, sistema de injeção, bateria, níveis dos fluidos, faróis e lanternas. “Muitos problemas acontecem por falta de manutenção”, afirma Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Uma recomendação é fazer a revisão em oficina que tenha o Selo de Qualidade IQA. “Assim como se pode confiar em empresas com certificação ISO, as oficinas mecânicas possuem norma similar. Mesmo não sendo obrigatória, a certificação é instrumento de segurança para o consumidor porque atesta a qualidade dos serviços”, afirma Sérgio Fabiano.

O engenheiro mecânico também lembra que o cinto de segurança deve ser usado por todos os passageiros. “Quando você usa o cinto de segurança no banco traseiro, a sua chance de sobrevivência aumenta em 75%”, explica.

Outro cuidado é manter uma distância de segurança do air bag: 40 centímetros para o passageiro e 25 para o motorista. E mais: se o carro tiver air bag e o condutor não estiver usando o cinto de segurança, toda segurança desenvolvida não será aplicada adequadamente. “Os veículos são projetados para ter o conjunto acionado”, justifica.

Na hora de guardar as bagagens, nada deve ser colocado sobre o tampão do porta malas. Qualquer objeto solto poderá ser jogado contra o painel ou os ocupantes. “Se um objeto de sete quilos estiver solto e o carro bater a 80 km/h, o peso relativo desse objeto aumentará 50 vezes, ou seja, 350 quilos serão arremessados”, exemplifica Sérgio Fabiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *