Mais de 1,3 milhão de eleitores no PA irá usar a biometria nas eleições 2016

Mais de 24,8% dos eleitores do Pará já fizeram o cadastro biométrico.
Eleitores têm até o dia 4 de maio para corrigir pendências junto à Justiça.

No Pará, 24,8% dos eleitores irão usa a biometria nas próxiams eleições. (Foto: Divulgação/TRE-AM)
No Pará, 24,8% dos eleitores irão usa a biometria
nas próxiams eleições. (Foto: Divulgação/TRE-AM)

Exatos 1.382.125 dos 5.369.804 eleitores paraenses já realizaram o cadastramento biométrico e devem votar desta forma nas próximas eleições para prefeito e vereadores. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) quem ainda têm pendências eleitorais pode corrigi-las até o dia 4 de maio.

O cadastro biométrico de todos os eleitores será obrigatório a partir de 2018. Mas  até o fim de 2016, devem estar cadastrados os eleitores das cidades de Afuá, Bragança,Tracuateua, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém, Mojuí dos Campos,Belterra, Marituba, Ponta de Pedras,Primavera, São João de Pirabas e Quatipuru.

Entre os 24,8% dos eleitores cadastrados, 661.185 pessoas de 13 municípios foram cadastradas até 2014 e outros 720.094, de outros nove municípios entraram no sistema entre os anos de 2015 e 2016.

Os eleitores que não tiverem os dados como foto, CPF e impressões digitais cadastradas junto a Justiça Eleitoral no prazo determinado terão os títulos cancelados e não poderão votar nas próximas eleições.

“A identificação biométrica é o desfecho tecnológico que completa o já moderno Sistema Brasileiro de Votação Eletrônica garantindo maior segurança, pois a base de dados encontra-se fortalecida com a comparação entre as digitais dos eleitores. Neste sentido, a Justiça Eleitoral se agiganta cada vez mais como guardiã do processo democrático”, ressalta o Presidente do TRE-PA, Desembargador Raimundo Holanda Reis.

Cadastro biométrico
No entanto, os eleitores ainda podem regularizar a situação. Quem tiver qualquer pendência deve procurar a Unidade da Justiça Eleitoral de sua cidade até o dia 4 de maio, data final para o Fechamento de Cadastro Nacional de Eleitores.

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado: os analfabetos; os eleitores entre 16 e 18 anos e os eleitores com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Estes também serão cancelados caso não compareçam ao posto de atendimento.

Na votação com procedimento de identificação biométrico, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica; não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação.

A maior vantagem do sistema é dá mais segurança ao processo eleitoral visto que com a biometria não há possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro. “Como já ocorreu na última eleição em 2014, a crescente base de dados da Justiça Eleitoral passa por constante comparação entre as digitais de todos os eleitores detectando de forma automatizada possíveis fraudadores com mais de um título, mesmo em municípios diferentes”, explica o Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PA, Felipe Houat de Brito.

fonte: G1

http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/04/mais-de-13-milhao-de-eleitores-no-pa-ira-usar-biometria-nas-eleicoes-2016.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *