A importância da assessoria de imprensa para o seu negócio

  • Por Samanta Fonseca

assessoria_de_imprensaNos dias de hoje, não basta somente ter uma empresa e vender produtos ou serviços. Além de oferecer algo relevante para as pessoas, é preciso que o seu negócio seja bom e atrativo o suficiente para que elas cheguem até você. Fora isso, é  preciso também que você seja visto – e bem visto – tanto pela sua marca pessoal quanto pela sua empresa. Pensando nisso, vale pensar na contratação de uma assessoria de imprensa para auxiliá-lo neste processo. Você sabe o que é e os principais benefícios deste tipo de serviço? Confira:

Assessoria de imprensa – o que é?

De modo geral, a função básica da assessoria de imprensa é servir de elo entre o cliente atendido (no caso, a empresa que contrata) e os veículos de comunicação. Sendo assim, o assessorado (que pode ser uma pessoa, uma empresa ou qualquer órgão público) consegue chegar a uma posição de visibilidade positiva e de confiança junto ao seu público-alvo. Em outras palavras, consegue fortalecer sua imagem diante do mercado.

Como funciona?

Uma empresa de assessoria tem em sua equipe, geralmente profissionais com formação em publicidade, jornalismo ou relações públicas, e, em linhas gerais, essa equipe deve garantir que sejam divulgadas notícias nos veículos de comunicação relacionados ao negócio do contratante. Como? Através do envio de press releases (ou apenas releases) para revistas, jornais, revistas online, etc. Press release é uma espécie de informativo a respeito da notícia para o canal escolhido.

Caso algum jornalista se interesse pelo assunto, ele utilizará o texto da assessoria em sua reportagem, ou irá agendar uma entrevista com a empresa. O responsável pela conta deve conhecer a fundo o cliente: histórico, concorrência, pontos fortes e fracos, cenário do mercado, e etc, e a partir disso, o profissional encontrará algum assunto da empresa em potencial para que possa ser publicado pelas mídias.

Quais os benefícios da assessoria de imprensa para o meu negócio?

Visibilidade

Através das estratégias usadas pela empresa de assessoria e com o trabalho contínuo de divulgação, sua marca será mais vista e mais conhecida pelo seu público-alvo.

Novos clientes

Como sua marca estará frequentemente circulando pelos canais de comunicação, mais pessoas chegarão à você via estes canais.

Fonte de confiança e credibilidade

Se a sua empresa for de consultoria, por exemplo, e você autoriza uma matéria que mostre um pouco sobre os seus conhecimentos, as pessoas que se interessarem pelo assunto enxergarão a sua marca como autoridade, podendo ou procurá-la depois para contratar seus serviços  ou indicá-la para seus amigos que tiverem interesse.

Transparência e comunicação

Através deste canal direto com o público-alvo, as pessoas além de enxergarem sua marca como fonte de credibilidade, terão uma visão melhor sobre o que acontece com a sua empresa: terá acesso as causas que apoia, eventos que frequenta, pessoas que estão envolvidas no negócio, e etc.

Com a vinda dos meios digitais, as atividades de assessoria de imprensa se expandiram, fazendo com que os profissionais da área trabalhem também com conteúdo divulgado em páginas populares, blogs e etc. Este tipo de visibilidade é importantíssima para quem deseja ter sucesso no mercado e queira também desenvolver um relacionamento direto com seus potenciais clientes. E você, já sabia da importância da assessoria de imprensa para o seu negócio?

Vou ficando por aqui e até a próxima!

fonte: Ideia de Marketing

http://www.ideiademarketing.com.br/2015/11/19/a-importancia-da-assessoria-de-imprensa-para-o-seu-negocio/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *