Empreendedores que acreditam em “contos de fadas”: sucesso, só ser for por muita sorte!

Tarcísio Melo

WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.54.43Como empreender com sucesso real? Eis a pergunta de um milhão de reais! Muitas são as receitas de sucesso fácil que recheiam a internet, a maioria dessas receitas vem seguida de anúncios de produtos e serviços. Ou seja, essas “receitas” são usadas (ou inventadas) como iscas para sonhadores.

Há pouco tempo, com o destaque que obtive ao vencer o 7º Concurso Acelera Startup da FIESP – Federação das indústrias do Estado de São Paulo, com a criação da Tela de Bloqueio, tecnologia contra intrusão (aplicada a condomínios, cofres, etc), fui convidado para participar de vários eventos. Em um deles, a convite do SEBRAE-SP, dividi um pouco da minha experiência e fiquei incomodado ao ver que muitos dos candidatos a empreendedores, literalmente, pareciam acreditar em “contos de fadas”.

Antes da palestra, foi dada a palavra a diversos deles apresentarem as suas ideias e projetos para o público presente. Para minha total surpresa, apesar de terem excelentes ideias, a grande maioria se mostrava totalmente despreparada e sonhadora demais para quem quer alcançar algum sucesso. Alguns enchiam o peito para falar que eram empreendedores, mas ao começarem a responder simples perguntas, se mostraram tão frágeis quanto uma criança perdida de seus pais.

Achei o evento excelente, mas precisamos tomar um choque de realidade se quisermos chegar ao tão desejado sucesso. Em primeiro lugar, precisamos deixar de lado o “glamour” quando falamos que somos empreendedores. A estrada de um empreendedor combina muito mais com adrenalina, desgastes emocionais e muito trabalho e não tem nada de “glamour” .

Nunca pensei que dividir as minhas experiências fosse chamar tanto atenção! Sei que fui responsável por “amarelar” muitos dos sorrisos que estavam presentes. Mas me senti e me sinto na obrigação de falar a verdade sempre! Afinal, dar tapinhas nas costas e sorrisos falsos, além de não ser do meu perfil, não ajuda nenhum dos presentes. Choque de realidade sim, pode ajudar a repensar o caminho que estão trilhando.

Fazendo uma analogia, para mim, ser empreendedor é como participar de um campeonato que não tem fim. É saber que uma derrota, no dia seguinte tem que ser sempre superada, e que, principalmente uma simples vitória, por mais bela que seja, nunca fará do seu time um campeão!  Prepare-se para guerra e sucesso!

* Tarcisio Melo é Engenheiro de inovação e Palestrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *