Plataforma Web t-Risk automatiza análise de riscos de um plano de segurança

A ferramenta utiliza a metodologia Total Risk, apresentada na obra Gestão de Riscos na Segurança patrimonial, de autoria de Tácito Augusto Silva Leite

Email_tRisk_01O sucesso de todo sistema de segurança (eletrônico e/ou com recursos humanos) depende, em grande parte, de uma análise de riscos eficiente. O levantamento dos riscos e seus dimensionamentos e tratamentos demandam conhecimento da área, do negócio e dos fatores críticos de sucesso que envolvem o planejamento de segurança. Por isso, esse estudo costuma ser feito por consultores com larga experiência e/ou por empresas especializadas.

Para auxiliar tanto consultores como contratantes de serviços de segurança, no primeiro semestre deste ano, Tácito Leite lançou a obra “Gestão de Riscos na Segurança Patrimonial”, livro que apresenta um novo método de avaliação de riscos em segurança patrimonial, voltado tanto para consultores e gestores de segurança como para os contratantes e usuários desses serviços: o Total Risk.

Esse método foi criado pelo autor com base na aliança sólida entre conhecimentos teóricos e práticos, obtidos através da experiência de mais de 22 anos na área, buscando inspiração teórica em métodos consagrados e globalmente conhecidos como, por exemplo, método Mosler, método cartesiano, princípio de Pareto, entre outros, com foco e olhar atento à realidade brasileira, com suas sui generis especificidades. Com a utilização do método Total Risk, o tempo investido em uma análise de riscos em projetos de segurança pode ser reduzido em até 50%, dada sua eficácia.

E para dar suporte à análise de riscos, utilizando o método, Tácito Leite lança agora a Plataforma Web t-Risk, acessível em www.totalrisk.com.br. Com interface amigável, atende tanto especialistas em segurança, que podem utilizá-lo em adição a outros métodos (conforme indicado nas ISO 31000 e 31010), quanto pessoas com conhecimentos técnicos superficiais. A base de dados é criptografada e confidencial, somente o usuário tem acesso às informações de seu projeto. Além disso, ela é mantida em servidor de alta performance com backup permanente dos dados.

O t-Risk existe para ajudar e não para substituir pessoas na avaliação dos riscos. Por isso, quanto mais você conhecer do assunto, mais fácil será a utilização do software e mais preciso será o resultado.

Terminada a avaliação de riscos, o t-Risk mostra a situação presente, o objetivo desejado e um plano de ação para chegar lá. O usuário pode optar por gravar fora da plataforma o material de interesse de seu cliente. O t-Risk emite um relatório editável no formato pdf, com a opção de ser aberto somente mediante senha.

A Plataforma pode, também, ser utilizada em conjunto com outros métodos. Além disso, permite ao consultor o acompanhamento histórico, cliente a cliente, com gráficos e tabelas, facilitando a construção de comparativos e a visualização de ajustes de percurso a serem feitos. Permite ao cliente desenvolver uma visão ampla do Sistema de Referência, de seus problemas e soluções, e facilita as decisões de escalonamento dos investimentos em segurança. Para demais interessados, como estudantes e principiantes em segurança patrimonial, é uma fonte de conhecimento sistematizada e interativa. Permite familiarização e treinamento com conceitos de segurança.

“O t-Risk oferece conveniência e disponibilidade contínua. Com acesso imediato a seus dados de navegação, o usuário pode dar adeus às planilhas infindáveis. Suas avaliações de risco são feitas com todo cuidado e muita rapidez. Nossa plataforma é construída sobre uma arquitetura robusta para prover elasticidade (capacidade de ajustar automaticamente a quantidade de recursos computacionais à necessidade de cada usuário) e redundância (existência de componentes em stand by, acionados automaticamente para assumir a carga de trabalho assim que ocorrer alguma falha). Como resultado, antes que o usuário perceba algum problema, ele já está solucionado”, sintetiza Tácito Leite, criador da solução. “A plataforma t-Risk permite que empresas pequenas ou mesmo um único consultor se beneficiem dos mesmos servidores de última geração utilizados por grandes corporações, com indiscutível ganho de tempo, desempenho e qualidade”.

Saiba mais em www.totalrisk.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *