Security Segurança e Serviços cresce 77% em três anos e pretende investir R$ 35 milhões até 2020

Erasmo Prioste, diretor comercial da Security Segurança e Serviços.
Erasmo Prioste, diretor comercial da Security Segurança e Serviços.

Uma empresa que obteve um crescimento acumulado nos últimos três anos de 77% (conforme pesquisa Deloitte-Revista Exame), presente em mais de 500 cidades do país e que pretende investir cerca de R$ 35 milhões em expansão até 2020. Além disso, foi premiada pelo Jornal Valor Econômico como uma das empresas de melhor gestão de pessoas do Brasil (na categoria de 3 a 7 mil funcionários, foi a segunda colocada em 2015 e primeira colocada em 2016).  

 Não, não estamos falando de um banco. A Security Segurança e Serviços alcançou esses números expressivos, contrários às condições que têm desestabilizado a maioria das empresas brasileiras nos últimos anos. 

 Para ter a real noção do que esses números representam, é só lembrar que a Security tem a maior parte de seus sete mil colaboradores espalhados pelo país, como é comum ao setor de vigilância. Mas essa empresa vai mais longe. Ela presta serviços em áreas onde outras empresas enfrentam muitas dificuldades. “Sim, estamos em áreas difíceis, com logísticas complicadas, mas podemos encarar esse fato pelo lado da dificuldade ou da oportunidade. Nós escolhemos ver pelo lado da oportunidade. Afinal, se é complicado para nós, é complicado para todos. Por isso, estudamos como atender um cliente que tenha uma eventual dificuldade (cidades de pequeno porte, sem oferta abundante de mão de obra, sem transporte público eficiente, com acessos por estradas de terra, por exemplo), e traçamos uma estratégia para atendê-lo, através de um estudo logístico muito bem desenvolvido. Muitas vezes esse esforço em atender o cliente em áreas críticas rende-nos outros contratos em áreas mais privilegiadas como grandes centros urbanos. Por isso, nos aplicamos mais ainda quando a localização do cliente nos desafia, até acharmos uma solução para o caso. E outro fator importante para o êxito dessa demanda é o forte engajamento de nossos recursos humanos”, explica o diretor comercial Erasmo Prioste. 

Chave do sucesso da companhia, o índice de 91% de engajamento de seus profissionais a ponto de render premiações do jornal Valor Econômico, não é algo simples. Muitas ações de endomarketing são necessárias, além de um jeito de ser mais humano, característico de sua origem, interior de São Paulo, mais precisamente Presidente Prudente. Com um interesse real no ser humano, a empresa consegue gerenciar seus milhares de profissionais, sem dispensar visitas a um recém-nascido de um colaborador ou a um empregado adoecido. “Temos sete mil pessoas atuando em atividades estressantes, na maioria das vezes de forma solitária e distante de nossos escritórios, então precisamos estar muito próximos deles e por isso, temos muitos programas de engajamento, educação à distância, supervisão bem atuante, comunicação com mídias digitais, jornal interno, enfim, dispomos de várias ferramentas de endomarketing para estar sempre conversando com nossos colaboradores”, comenta Prioste. Investir no desenvolvimento humano é tão primordial para a Security, que a empresa acaba de criar uma Universidade Corporativa para treinar e levar mais conhecimento a seus funcionários. Já em operação, as aulas são realizadas e gravadas em um estúdio próprio tal o interesse da corporação no gerenciamento da qualidade do material do ensino à distância. 

Muito orgulhosa de sua história, “A Security começou suas atividades instalando alarmes residenciais, com capital de 100 reais, emprestados!”, lembra Prioste. A empresa tem um olhar firme no futuro: “criamos um departamento exclusivamente voltado a inovações aplicadas à segurança de patrimônio; estimulamos todos os nossos profissionais a observarem continuamente o mercado e evoluírem. Lembramos sempre do slogan de uma locadora de veículos que, não sendo a maior do mercado, dizia: – nós nos esforçamos mais – assim é a Security também”. 

 Mas não são somente esses os fatores críticos de sucesso da empresa. “Temos um tripé de sustentação muito firme: proximidade com os nossos clientes através de uma eficiente logística de operações, proximidade com nossos colaboradores através de uma bem estruturada política de recursos humanos e uma gestão administrativo-financeira austera, enxuta, legalista e fortemente calcada em controles de indicadores e performance. Essas são as principais características que permitiram um crescimento constante da Security durante esses 38 anos de existência” 

E é assim que a empresa vem conseguindo ampliar sua atuação, com plano de expansão em andamento para chegar a todas as regiões do Brasil até 2020. Muito forte nos estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Espírito Santo, a empresa chegou ao final do ano passado em Minas Gerais e na Bahia, com todo o seu leque de serviços: vigilância patrimonial, vigilância eletrônica e facilities em geral (portaria, limpeza, zeladoria e afins). 

Questionado sobre o segmento de mercado que a Security mais atende, Prioste destaca a oferta de serviços integrados de proteção para médias e grandes empresas e condomínios, unindo vigilância patrimonial, eletrônica e controle de acesso, tudo supervisionado pessoalmente e também através de central própria de monitoramento eletrônico. É assim que a empresa pretende continuar crescendo e superar em 15% pelo menos o faturamento do ano passado, que foi de mais de 350 milhões de reais. “Gostamos de trabalhar para empresas preocupadas em identificar e gerir seus riscos de forma integrada e dinâmica, que pedem uma atuação voltada para melhoria de resultados com custos mais acessíveis, mas sem abrir mão da visão ampla de compliance. Para nós, essas características são mais importantes do que o setor da economia em que atuam. Por isso temos como clientes tanto uma empresa do setor químico, por exemplo, localizada em um grande centro industrial e urbano do Sul e Sudeste como uma empresa de agrobusiness do Centro Oeste e Nordeste do Brasil”. 

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